Mensagem do Governador para o Dia Internacional da Mulher

Às Mulheres do meu Distrito
Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que lutaram por melhores condições de vida e de trabalho e pelo direito de voto, em suma, por uma cidadania plena.
Mesmo no mundo ocidental, de que fazemos parte, esta luta não está terminada. Para além de todo o progresso que se registou no plano legislativo, podemos dizer que, no domínio dos factos, continua a existir uma discriminação no estatuto da mulher.
Esta situação contraria a visão que o Rotary tem para o Mundo e, em particular, a minha. Acredito num Mundo em que todos os seres humanos, sejam homens ou mulheres, tenham oportunidades idênticas e não sejam de facto desvalorizados em função da sua condição particular. Este desiderato é difícil de atingir, mas exige de nós ação e não meras proclamações, embora estas tenham o seu valor.
Durante o meu mandato como Governador do Distrito 1960, e desde a primeira hora, tenho-me esforçado por dar visibilidade ao trabalho feminino no Rotary e por colocar as minhas Companheiras em posições elevadas de decisão. Temos cerca de 43% de mulheres na equipa distrital, incluindo governadores assistentes, e temos uma maioria de mulheres como governadores assistentes e presidentes de comissões distritais. Este resultado não foi atingido por acaso, mas sim por deliberada intenção de colocar o maior número de Companheiras em posições de liderança distrital.
Também acredito que o futuro do Rotary no nosso Distrito passa por uma atração maior junto das mulheres. Para isso só há um caminho: desenvolvermos ações que nos aproximem das causas que as mulheres valorizam.
Neste Dia especial presto homenagem a todas as mulheres que estão ao nosso lado, no combate por um Mundo mais humano. Em especial, a todas as pioneiras, como a Maria Joaquim Coelho da Mota, primeira mulher presidente de um clube rotário em Portugal, a Teresa Mayer, primeira mulher governadora em Portugal, a sócia nº 1 do meu clube, Fernanda Pereira Coutinho. Mas também a todas as que lhes deram continuidade. Particularmente agradeço a todas as que se disponibilizaram este ano a trabalhar, através do Rotary, para o Bem Comum, sejam presidentes de clubes, membros da equipa distrital ou simples Companheiras sem funções específicas.
Finalmente, permitam-me que aqui inclua 3 mulheres que muito fizeram e continuam a fazer pela causa das mulheres no Rotary: Jennifer Jones, primeira presidente do Rotary International, a nossa presidente Stephanie Urchick e Sylvia Whitlock, a primeira mulher presidente de um clube rotário no mundo. E, genericamente, as mulheres do Rotary Clube de Duarte, que estiveram na origem da admissão das mulheres no Rotary
Sonho por um Mundo em que o Dia da Mulher seja o ano todo!
8 de março de 2025
Paulo Taveira de Sousa - Governador do Distrito 1960 de Rotary International