Mensagem de MARÇO do Governador Paulo Taveira de Sousa
A MAGIA DE ROTARY

Queridas Companheiras e queridos Companheiros:
No início desta mensagem de março, não posso deixar de voltar ao mês de fevereiro e ao que conseguimos realizar nesse período em torno da celebração do 120º aniversário do Rotary International.
Durante praticamente um mês os clubes corresponderam ao desafio que lhes coloquei de celebrar o aniversário do Rotary com ações concretas nas suas comunidades. E assim o que foi concebido como a Rotary Week transformou-se no Rotary Month, iniciado com ações do RC de Sintra e do RC de Machico Santa Cruz no dia 8 de fevereiro e terminado com uma iniciativa do Grupo 10, tendo como anfitrião o RC de Odivelas, no dia 11 de março. Mais de 1000 pessoas, entre rotários e especialmente não rotários, estiveram envolvidos nestas iniciativas. Desta forma, demonstrámos nas nossas Comunidades o que o Rotary faz e não apenas o que diz que faz. Muito obrigado a todos os que colaboraram nesta operação que nos dignifica e que constitui uma eficaz revelação do nosso Movimento, como Pessoas de Ação, no terreno.
Ainda integrada nas comemorações do aniversário realizámos no Estoril uma cerimónia comemorativa que excedeu todas as melhores expectativas. Distinguimos 10 personalidades do maior relevo da vida pública portuguesa, nas suas diferentes áreas de atividade, e contámos com um magnífico concerto interpretado pela Orquestra Geração dedicado à Paz e Compreensão Mundial. Festejámos o Rotary associando-o a personalidades com indiscutível peso na vida pública e mérito pessoal e a um projeto de intervenção social de reconhecido valor, projetando o nosso Movimento para o exterior de diferentes modos. Foi manifesto o ambiente feliz que se viveu, o reconhecimento dos homenageados pela distinção recebida e a oportunidade que criámos para continuar a dar visibilidade à Orquestra Geração. Ainda hoje recebo ecos do sucesso alcançado.
Finalmente a angariação de fundos a favor da Rotary Foundation, lançada a propósito do aniversário, alcançou números interessantes, tendo sido possível reunir cerca de 6 000 dólares, com base numa campanha inovadora e personalizada.
Os tempos que correm são duros e desafiantes. Não podemos perder oportunidades para corajosamente afirmarmos os nossos valores e revelarmos ao Mundo o que queremos que o Mundo seja. O Rotary tem uma visão, mas para que essa visão se transforme em realidade é necessário que todos nós façamos a nossa parte, por pequena que seja. Não tenho dúvidas de que o conjunto de iniciativas que realizámos para celebrar o aniversário do Rotary contribuiu para a nossa afirmação e para sermos mais e melhor conhecidos. Muito obrigado a todos que participaram.
O mês de março é aquele em que o Rotary chama a atenção geral para a água, o saneamento e a higiene. Escrevi no Portugal Rotário um texto sobre esse tema que não vou aqui repetir e remeto-vos para lá. Deixem-me todavia salientar o Seminário que realizámos em Faro, em outubro passado, para discutir os problemas de abastecimento de água na região algarvia, sempre com o propósito de chamar a atenção da sociedade para questões verdadeiramente pertinentes, em colaboração com parceiros locais de grande relevo. E também recordar a pequena provocação de consumirmos água da torneira em vez de água engarrafada.
O mês de março integra ainda duas datas do maior relevo para nós: o Dia Internacional da Mulher e a Semana Mundial do Rotaract, em que se integra o seu aniversário, 13 de março.
Escrevi igualmente duas mensagens alusivas a ambas as datas, que podem encontrar na presente Carta Mensal. Quero apenas salientar a importância que atribuo a estes temas, já que considero que as mulheres e as pessoas jovens constituem as duas grandes alavancas de robustecimento do Rotary no nosso Distrito.
Tenho enfatizado a importância decisiva de cuidarmos dos nossos quadros sociais. E não tenho qualquer dúvida de que esse robustecimento passa pela integração de mais mulheres e de pessoas mais jovens para, em conjunto com as demais Companheiras e Companheiros, podermos fazer do Rotary uma organização irresistível.
Sim, podemos fazê-lo! É preciso que acreditemos e as coisas acontecerão. A Magia deste Movimento que já atingiu o seu 120º aniversário é a garantia de que os nossos esforços terão sucesso! Com a participação de cada um de vós!
Paulo Taveira de Sousa | Governador do Distrito 1960