MARÇO - ÁGUA, SANEAMENTO E HIGIENE

Março, é o mês que Rotary dedica ao tema «Água, Saneamento e Higiene»
«Água limpa, saneamento e higiene» são uma das sete áreas de enfoque de Rotary, por constituírem necessidades básicas para uma vida mais saudável e produtiva. De facto, o acesso a água potável e saneamento faz diminuir a incidência de doenças transmitidas pela água, especialmente nas crianças.
22 de março é o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente, desde 1993, com o objetivo de sensibilizar para a importância da água doce, visando promover uma gestão e utilização sustentável deste recurso natural.
Trata-se de uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas, tendo a data sido estabelecida em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, com a finalidade de destacar a importância da água doce para o planeta e a necessidade de combater sua escassez em todo o mundo.
A data representa uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis de gestão da água e promover a consciencialização sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo.
Em cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos, de modo a salientar diferentes aspetos relacionados com a gestão, preservação e utilização sustentável da água.
O tema de 2025 é dedicado à preservação dos glaciares, que desempenham um papel fundamental na garantia de água potável, agricultura, energia e ecossistemas globais.
Com este tema, pretende-se dar destaque aos desafios do derretimento acelerado dos glaciares, que conduz à alteração dos fluxos de água, colocando milhões de pessoas e ecossistemas em risco, e alertar para a urgência da sua preservação e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A preservação dos glaciares é, pois, um dos desafios mais urgentes da humanidade.
A água é um elemento essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, constituindo um recurso indispensável para a agricultura, indústria, produção de energia e consumo humano, desempenhando também um papel fundamental na preservação dos ecossistemas.
No entanto, num planeta com 8 mil milhões de habitantes cerca de 2,2 mil milhões (uma em cada quatro pessoas) não têm acesso a água potável e 3,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento (OMS/UNICEF, 2023 ).
Reconhecendo a importância vital da água para a vida, a saúde e o bem-estar humano, bem como para o funcionamento dos ecossistemas, a água constitui um elemento-chave da Agenda 2030. Adotada por todos os Estados Membros das Nações Unidas, em 2015, é um plano de ação para as pessoas e o planeta, onde se encontram definidas as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 (social, económico e ambiental) e procura mobilizar esforços globais em torno de um conjunto de objetivos e metas comuns.
Dos 17 Objetivos da Agenda 2030, merece ser destacado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) - Água Limpa e Saneamento, que tem em vista «Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos».
Finalmente, e em jeito de reflexão final, devemos ter presente que a água não é apenas um recurso; é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida. No entanto, continua a existir uma grande quantidade de pessoas em situação de pobreza, sem acesso digno a serviços água potável e saneamento.
Temos consciência que a falta de acesso a água potável, saneamento e higiene não é apenas um dos maiores problemas de saúde do mundo, como também é um dos mais difíceis de solucionar.
Há décadas que Rotary vem desenvolvendo esforços, investindo em projetos relacionados com a água, saneamento e higiene, em mais de uma centena de países, através da ação dos Rotary Clubs, de subsídios de The Rotarian Foundation e em parceria com outras entidades nacionais e internacionais.
Seja a nível pessoal, seja como rotários, cada um de nós pode contribuir para um futuro onde a água seja um agente de transformação positiva.
Isabel Rosmaninho | Presidente da Comissão Distrital de Ambiente