D1960 - TRANSMISSÃO DE TAREFAS
A Transmissão de Tarefas do Distrito 1960 decorreu no passado sábado, 8 de julho, na Quinta do Almirante em Loures.A cerimónia protocolar iniciou-se com a tradicional saudação às bandeiras, seguindo-se um momento musical protagonizado pelo Comp. Vasco Lança que interpretou temas tradicionais com o seu violino.
Carlota Moreira, Representante cessante do Interact, referiu a necessidade de uma maior entrega de todos ao ideal de servir. Durante o ano rotário procurou realçar a necessidade de valorizarmos o bem-estar físico e mental, tendo em vista uma vida melhor. Bruna Guerreiro, Representante entrante do Interact, alertou para o cuidado que precisamos ter na comunicação, para que as palavras proferidas tenham um bom impacto no outro e agradeceu aos três líderes distritais que agora cessam funções que, embora não tenham atingido todas as metas, deixaram a sua marca. Num discurso virado para o futuro dos jovens afirmou que todos juntos vamos Criar Esperança no Mundo.
Rui Gil, Representante cessante do Rotaract, agradeceu a toda a equipa que o acompanhou, referindo ter iniciado mudanças duradouras nos clubes e na sua ação. "Rotaract é uma força da natureza, é ação, impacto, crescimento e diversão!" Focando o formato dos eventos rotários, incluindo refeição, como este, afirmou que não são apelativos para os roctaractistas, por considerarem que o valor despendido teria mais impacto se fosse doado à The Rotary Foundation (TRF).
Após ter recebido o colar de Representante, Inês Benquerença, Representante entrante, saudou Rui Gil pelo trabalho realizado no ano rotário, agradeceu o seu discurso e reforçou a necessidade de se rever o modelo de reunião. Referiu-se aos Clubes de Interact e Rotaract de Castelo Branco que, desde os seus 14 anos, contribuíram para sua a transformação como pessoa. Relembrou o saudoso companheiro Nuno Semedo, que dedicou a sua vida aos clubes de jovens.
O Companheiro Pedro Summavielle, Representante Rotaract D1970, partilhou a satisfação por ter sido possível juntar os dois distritos em várias ocasiões durante o ano rotário 2022/2023 e revelou que, em maio de 2024, está prevista a deslocação de uma delegação nacional ao evento internacional do Rotaract em Budapeste.
O evento prosseguiu com a imposição da insígnia de Governador Indicado a Jorge Lucas Coelho, pelo Governador Eleito Paulo Taveira de Sousa e de Governador Eleito a Paulo Taveira de Sousa, pelo Governador David Valente.
De seguida o Governador cessante, Vítor Cordeiro homenageou os clubes que realizaram doações à TRF de valor igual ou superior a mil dólares.
Vítor Cordeiro, referiu-se ao Quadro Social, que não teve o crescimento previsto, apesar da formação de 2 novos clubes de Rotary, mas que estabilizou, mesmo com o encerramento de clubes inativos: 3 de Rotary e 7 de Rotaract. Referiu-se à juventude, acreditando que a realização de atividades e projetos em parceria são fundamentais para atingirmos patamares superiores de realização e agradeceu o trabalho realizado pelos Representantes Distritais de Rotaract, Rui Gil e de Interact, Carlota Moreira. Realçou e agradeceu o trabalho realizado por toda a família rotária: lideranças, clubes e todos os rotários, rotaractistas, interactistas e NRDCs. Referiu as excelentes relações estabelecidas com o D1970 e o desenvolvimento de projetos interdistritais. Partilhou a necessidade da evolução da cultura rotária para uma melhor adaptação à mudança e para encontrarmos soluções para os problemas atuais. Com alguma emoção, agradeceu a compreensão da família para as suas ausências durante o ano rotário que agora terminou e formulou votos dos maiores sucessos para o Governador David Valente a para o D1960 no ano rotário 2023/2024, de cuja equipa faz parte.
Apos ter recebido o colar, o Governador David Valente saudou os presentes e agradeceu o trabalho desenvolvido pelo PDGI, Vítor Cordeiro, que conduziu o Distrito num ano difícil, pós pandemia, e muito contribuiu para o reconhecimento da cultura rotária, como elemento de união e de identificação dos companheiros com as metas e objetivos rotários. Realçou o nascimento de dois clubes em 2022/2023, contribuindo para a estabilização do número de sócios. Referiu ainda que o ano que se inicia, 2023/2024, é de continuidade, onde o Rotary vai manter os objetivos que tem vindo a prosseguir como o DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), o empoderamento de meninas, Polio e todos os outros, pedindo especial atenção para o tema da saúde mental (matéria esquecida) e para a construção de uma cultura de Paz. O lema proposto pelo PRI Gordon McInally "Crie Esperança no Mundo", é poderoso para os tempos que vivemos onde o risco de guerra na Europa parece ensombrar o futuro. Lançou um desafio aos clubes, no sentido de corresponderem aos temas propostos por RI com inovação e alegria.
Seguiu-se a troca de presentes entre os dirigentes entrantes e cessantes e a apresentação da peça do ano.
Este evento contou com cerca de 200 participantes: membros dos clubes rotários dos dois distritos de Portugal, incluindo o Governador do Distrito 1970, Duarte Besteiro, o PDGI José Alberto Oliveira, o GE António Simões Pinto, a GI Deolinda Nunes, entidades oficiais e convidados.
Após o encerramento da cerimónia de Transmissão de Tarefas seguiu-se um almoço de companheirismo, muito participado, que recebeu a atuação do "Grupo de Danças e Cantares Verde Minho", celebrando-se Rotary com entusiasmo, sob o lema "Crie Esperança no Mundo".